Em primeiro lugar, é bom deixar claro que existem variações de qualidade dentro de cada grupo, por exemplo, uma v-brake genérico (barato) freia dezenas de vezes menos que um XTR com paralelogramo, nos freios a disco mecânicos, essa diferença é ainda mais gritante, alguns freios a disco mecânico baratos, simplesmente não freiam, mesmo novos. Já os freios a disco hidráulico costumam ter sempre um bom funcionamento, mas tabém existem variações.
Abaixo vou falar de cada sistema e suas vantagens e desvantages

V-brake – é um sistema mecânico (quase sempre, pois já vi v-brake hidráulico, mas é raríssimo) acionado por cabos de aço onde patins de freio (borracha) encostam diretamente no aro da bicicleta.
Vantagens – Baixo peso, custo baixo, fácil manutenção, fácil inspeção de desgaste.
Desvantagens – Perde o poder de frenagem quando molhado, é afetado pelo empeno do aro, a freada não é progressiva, bloqueia a roda com facilidade, exige mais trabalho na retirada da roda.

Disco mecânico – é um sistema de freio a disco acionado por cabos de aço onde as pastilhas de freio (orgânicas ou metálicas) encostam na superfície do disco de freio
Vantagens (obs.: um bom disco mecânico) – Custo mediano, não é afetado pela água, bom poder de frenagem e progressividade razoável.
Desvantagens – A potencia de frenagem é pouco superior a um v-brake, maior peso, troca de pastilhas complicada, dificuldade na inspeção do desgaste da pastilha.

Disco hidráulico – sistema de freio acionado por fluido hidráulico através de mangueiras onde as pastilhas de freio (orgânicas ou metálicas) encostam na superfície do disco de freio.
Vantagens – Maior poder de frenagem, maior progressividade, evita o travamento desnecessário da roda, menor esforço para frear, não é afetado pela água, não é afetado pelo empeno do aro, fácil retirada da roda
Desvantagens – Manutenção complexa, alto custo, maior peso.
Conclusão final
Em minha opinião melhor opção para uma bike de corrida de aventura é a utilização de freios a disco hidráulico, pois além de maior potencia, progressividade e menor esforço para frear este tipo de freio se auto ajusta conforme o desgaste da pastilha. Porém, uma ida a oficina de sua confiança para a conferência do desgaste das pastilhas antes da prova é essencial.
davi, pode colocar os valores de marcas razoáveis desses 3 tipos de freio,tendo em vista que o $$$ nem todos tem para investir em grandes marcas. nda melhor q vc q ta a frente da rapannui e sabe melhor do que ngm =]
ResponderExcluirabraços
David, muito bom seu texto acerca dos tipos de freios; porém, vejo um problema que pode ser um fator complicador durante uma prova de C. de Aventura, a possibilidade de EMPENO ou QUEBRA do disco, essa ultima mais difícil de acontecer, devido a ação de galhos, pedras e outras coisas qe encontramos em trilhas.
ResponderExcluirSe empenado o disco, "já era" a prova, enquanto um V-Brake basta você desconectar o cabo de aço e pronto.
Quero deixar claro que é apenas minha opinião; não sou nenhum expert em peças de bikes.
Um abraço.
Luiz (Equipe TAHOE)
Olá Luiz!!! é mto mais facil empenar um aro (v-brake) do q o disco (disc brake).
ResponderExcluirCaso vc empene o disco durante uma prova, é só soltar os doi parafuzos da pinça e tirar ela do disco. Caso seja um disco hidraulico o prender no quadro, garfo, ou mesmo no guidon e continuar até fim da prova (como se fosse um v-brake aberto!!!!
mas como eu disse, é mais facil empenar a roda!!
Gustavo, um bom v-brake custa de R$ 220,00 (xt) até R$ 490,00 (xtr) ambos com funcionamento em paralelogramo (os mais potentes e preciso v-brakes q existem).
ResponderExcluirDisco mecânico aconcelho o avid BB5 160mm (R$ 396,00), potente, confiavel e com uma pastilha duravel.
Já o disco hidraulico eu aconcelho o Tektro auriga, sem dúvida o melhor custo beneficio do mercado!!! Apenas R$ 620,00 o par, ótima potencia, progressividade, fácil manutenção e pastilha barata!!!!
Logicamente existem freios a disco melhores! ai acho q a melhor marca é AVID.
muito informativo!!parabéns david!
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