
Navegação na canoagem
Durante a última expedição Caracará vi várias equipes tendo problemas com a navegação na canoagem, soube até de uma equipe (amigos meus) que saíram do AT da canoagem durante a noite, e já confusos com a escuridão e o sono remaram ao redor de uma ilha e retornaram ao AT de saída depois de 15 horas de remo, tendo como conseqüência a desistência da prova. Por isso resolvi fazer o primeiro post do blog sobre este assunto.
Como levar o mapa e a bússola?
Tenho visto diversos navegadores com o mapa “no bolso” durante a canoagem. Uma das coisas que aprendi com Cap. Santana (Tapuia) é que o navegador deve estar o tempo todo com o mapa “na mão”. Aí surge a dúvida, como levar o mapa na mão se estou remando? Um elástico na perna resolve esse problema (veja foto). Ainda aproveito este elástico para prender minha bússola com o azimute que devo seguir, assim, fico olhando o mapa constantemente e verificando a direção do barco.
Como saber a distância percorrida?
Saber a sua velocidade é uma ótima forma de saber a distância percorrida. Com a utilização de um GPS durante os treinos de canoagem você pode descobrir a velocidade média de sua equipe, e utilizá-la nas provas.
Outra forma é descobrir durante a etapa de canoagem a sua velocidade. A melhor forma de fazer isso é ainda durante a plotagem do mapa escolher um ponto geográfico visível na carta. Uma ilha, uma ponta, uma enseada, um monte, ou algo que possa ser facilmente reconhecido durante a canoagem. Depois medir a distância entre a saída da canoagem e esse ponto escolhido.
Já durante a prova o navegador deve “zerar o cronometro” no início da canoagem, e medir o tempo percorrido até o ponto escolhido. Com a distância e o tempo pode-se descobrir a velocidade e estimar o tempo até o fim da canoagem ou até alguma entrada que não se pode perder.
Bem galera, é isso, qualquer dúvida me passem um e-mail, david@dual.com.br
vc fez algo mais 'inteligente' do q eu. com a carta eu simplesmente deixava no meio das pernas pq a própria agua 'colava' a carta na canoa, dai ela sempre estava a vista. com relacao a velocidade da navegacao utilizava o google earth para saber distancia percorrida no rio pontengi e marcava a hora. dai dava pra se ter uma ideia da velocidade media, mas sempre lembrando dos fatores como vento e correnteza.
ResponderExcluirboa davi!!!
Barreto
Parabéns grande David!
ResponderExcluirSuas idéias com certeza estão ajudando, e muito, a manter acesa a chama da corrida de aventura em nosso Estado.
A sua dica da afixação da carta durante a canoagem é perfeita. Navegação é um exercício constante de atenção durante a prova; cada ponto percorrido com acerto é um passo decisivo para o sucesso da prova.
Mais uma vez parabéns pela iniciativa do blog.
em caiaque, a bussola na perna como está na foto nao funciona.
ResponderExcluiropa Raphael!!!
ResponderExcluirFunciona sim, é sí vc esticar a perna e conferir o azimute!!!!